Com o projeto ‘Mulheres no Volante’, Salvador foi selecionada como finalista nacional do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025, na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”. A premiação, promovida pela Plataforma Connected Smart Cities & Mobility, reconhece ações inovadoras com impacto positivo na eficiência, segurança, mobilidade e inclusão social. A cerimônia será realizada no dia 25 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Criado em 2022 pela Prefeitura, através das secretarias de Mobilidade e de Políticas para as Mulheres e Juventude, o programa ‘Mulheres no Volante’ já capacitou 250 mulheres em Salvador. Destas, 110 já foram absorvidas pelo mercado de trabalho e dirigem ônibus do transporte coletivo municipal e veículos do BRT. De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, a iniciativa nasceu da necessidade de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para se tornarem motoristas profissionais.

Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o programa abre portas para a autonomia financeira de muitas mulheres em situação de vulnerabilidade e contribui para a redução das desigualdades de gênero na capital baiana. “O Mulheres no Volante é uma referência, porque mostra como Salvador vem aplicando as políticas públicas com a inclusão socioprodutiva das mulheres, inserindo-as em ambientes masculinos, fortalecendo nosso sistema de mobilidade a partir da diversidade”, destaca.
Ainda de acordo com a gestora, o projeto tem transformado a vida das mulheres beneficiadas através do trabalho e, consequentemente, auxilia no resgate da autoestima. “É emocionante ouvir quando muitas contam como o programa transformou a sua realidade. É um trabalho lindo e de parceria. Nós estamos conseguindo cada vez mais diversificar o sistema de mobilidade da nossa cidade”, pontua a secretária.
Considerado o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana leva em consideração questões relativas a transporte público e logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária. A iniciativa tem como objetivo reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva. A capital baiana concorre com as cidades de Itabirito, em Minas Gerais, e Recife, em Pernambuco.












Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

