Ou vai haver paz, ou haverá uma tragédia bem maior’, afirmou o presidente dos EUA Trump.

Os Estados Unidos realizaram no sábado (21) bombardeios contra as três principais usinas nucleares do Irã: Natanz, Fordow, que fica dentro de uma montanha, e Isfahan. Em discurso na Casa Branca, o presidente Donald Trump afirmou que o ataque foi um “sucesso militar espetacular.
“As principais instalações de enriquecimento [de urânio] do Irã foram totalmente destruídas. O Irã, o valentão do Oriente Médio, agora deve fazer a paz. Se não o fizer, os futuros ataques serão muito maiores e bem mais fáceis”, disse Trump. O presidente dos EUA discursou ao ao lado do vice-presidente J.D. Vance e dos secretários de Estado, Marco Rubio, e da Defesa, Pete Hegseth.
Trump afirmou que o objetivo da operação foi “acabar com a ameaça nuclear colocada pelo principal patrocinador do terrorismo no mundo”. “Isso não pode continuar. Ou vai haver paz, ou haverá uma tragédia muito maior para o Irã do que a que vimos nos últimos oito dias. Lembrem-se que muitos alvos sobraram, e os de hoje eram os mais difíceis de todos, de longe, mas se a paz não vier rápido, nós iremos atrás dos outros alvos. Muitos deles podem ser derrubados em questão de minutos”, declarou o presidente, em possível referência ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei.
De acordo com a emissora CBS, os EUA enviaram mensagens diplomáticas ao governo iraniano após a operação, informando que os ataques foram encerrados e que não há planos para uma mudança de regime no país.
O bombardeio ocorreu após dias de especulações sobre uma possível intervenção direta dos Estados Unidos na guerra. Israel vinha pressionando Washington a agir, alegando dificuldades para atingir as instalações nucleares iranianas mais protegidas — especialmente Fordow, construída no interior de uma montanha e considerada praticamente impenetrável a ataques convencionais.
Em um vídeo divulgado em inglês, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu elogiou a iniciativa de Trump. “A corajosa decisão de mirar instalações nucleares iranianas vai mudar a história. A América fez o que nenhum outro país na Terra poderia ter feito”, afirmou. “A história vai lembrar que o presidente Trump agiu para negar as armas mais perigosas ao regime mais perigoso.”
O Irã já havia alertado que uma ação militar dos Estados Unidos levaria a uma escalada do conflito. Nos últimos dias, Teerã intensificou os ataques contra cidades israelenses como Tel Aviv e Haifa. Após os bombardeios norte-americanos, o perfil oficial da Guarda Revolucionária, principal força militar do regime, publicou no X (antigo Twitter): “Agora a guerra começou”.
Com informações da Ansa Flash












Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

