Em noite eletrizante na Arena Fonte Nova, o Bahia venceu o Fortaleza por 2 a 1 e carimbou sua vaga na semifinal da Copa do Nordeste, repetindo o feito do ano passado e mantendo vivo o sonho do bicampeonato regional.
O jogo começou intenso, com o Bahia dominando as ações no primeiro tempo. A pressão surtiu efeito aos 39 minutos, quando Everaldo foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Willian José bateu firme, sem chances para João Ricardo, abrindo o placar e inflamando a torcida tricolor.
Já nos acréscimos da etapa inicial, o Tricolor baiano ampliou em lance de oportunismo. Caio Alexandre arriscou de fora da área, a bola quicou traiçoeira, e o goleiro do Fortaleza acabou falhando feio, permitindo o segundo gol do Bahia, que desceu para o intervalo em vantagem confortável.

No segundo tempo, o Fortaleza voltou mais agressivo e conseguiu diminuir com belo gol de Matheus Pereira, aos 17 minutos, após tabela rápida pelo lado esquerdo. O gol animou o Leão do Pici, que chegou a assustar em jogadas aéreas, mas parou na boa atuação do goleiro Marcos Felipe e na segurança da defesa baiana.
O VAR ainda entrou em ação para anular um possível pênalti para o Fortaleza, gerando protestos da equipe visitante. Apesar da pressão final, o Bahia segurou o resultado e comemorou muito a classificação diante de quase 45 mil torcedores.Com o triunfo, o time comandado por Rogério Ceni enfrenta agora o Ceará, em duelo único, também em Salvador, valendo vaga na grande decisão do Nordestão. A data e o horário ainda serão confirmados pela Liga do Nordeste.
Além da vaga, a vitória reforça o bom momento do Bahia, que tenta manter a confiança também no Brasileirão, onde terá compromisso importante no próximo sábado contra o Atlético-MG, novamente na Fonte Nova.Bahia supera Fortaleza e garante vaga na semifinal da Copa do Nordeste
> “Sabíamos que seria difícil, mas mostramos força. A torcida foi fundamental. Agora é pensar na semifinal, que vai ser outro grande desafio,” declarou Willian José após a partida.
O Fortaleza, por sua vez, volta as atenções para o Campeonato Brasileiro e lamenta as chances desperdiçadas, além das falhas defensivas que custaram caro.
Placar Final:
Bahia 2 x 1 Fortaleza
Gols: Willian José (pênalti) e Caio Alexandre (BA); Matheus Pereira (FOR)
Público: 44.796 pagantes
Próximo adversário do Bahia na Copa do Nordeste: Ceará (semifinal, em Salvador)