Um grave acidente envolvendo um ônibus do transporte coletivo deixou dezenas de pessoas feridas na noite desta quinta-feira (04), no bairro da Boca da Mata, em Salvador. O coletivo perdeu o controle ao descer a Rua Direta e bateu com força na fachada de um prédio residencial, causando pânico entre moradores e passageiros.
De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu por volta das 20:00 horas .
Testemunhas relatam que o motorista tentou frear o veículo antes da curva, mas não conseguiu reduzir a velocidade. “Foi desesperador. O ônibus veio desgovernado e só parou quando bateu no prédio”, contou o morador Rogério Nunes, que estava próximo ao local.
Segundo apurou a equipe de reportagem com os mecânicos da empresa de ônibus, o motorista contou que perdeu o controle da direção após um defeito no veículo. Em nota, a Secretaria de Mobilidade (Semob) pontuou que o coletivo fazia a linha 1704 – Boca da Mata x Terminal Águas Claras.

FERIDOS E RESGATE
Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e da Transalvador chegaram rapidamente ao local. Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas, incluindo passageiros, pedestres e moradores do prédio. Uma das vítimas, uma mulher de 50 anos, sofreu fratura exposta e foi levada em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Outras vítimas foram encaminhadas para a UPA de São Marcos e para hospitais da rede municipal. Não houve registro de mortes.

PRÉDIO INTERDITADO
A Codesal (Defesa Civil de Salvador) interditou parte do prédio por risco de desabamento. Famílias foram retiradas às pressas e serão temporariamente realocadas pela prefeitura.
REIVINDICAÇÃO DOS MORADORES
Moradores da Boca da Mata cobram há anos a instalação de redutores de velocidade e fiscalização na ladeira onde o acidente aconteceu. “Sempre avisamos que era questão de tempo até uma tragédia maior acontecer. Queremos providências imediatas”, disse a comerciante Luciana Pereira.
IMPACTO NO TRÂNSITO
O trânsito ficou completamente congestionado na região e só foi liberado após a retirada do veículo por um guincho, por volta das 21:30.
Atualização às 07:18 – O diretor Sindical Ítalo trouxe essa Atualização sobre o cobrador que estava trabalhando no veículo do acidente.
[05/09, 07:11] Italo Margalhaes: Boa noite perdão pelo horário. Eduardo acabou de ter alta. Fez tomografia e raio x . Graças a Deus sem alterações 5 dias de atestado. Está com dor mas e normal e esperado devido ao impacto. Muito obrigada pela atenção e preocupação. Estamos a caminho de casa depois ele fala com vocês melhor. Por favor avise aos grupos que vocês tem. Muitíssimo obrigada mais uma vez boa noite,
Italo Margalhaes: Aqui foi a esposa do cobrador que falou comigo
[05/09, 07:12] Italo Margalhaes : Bom dia. Gratidão meu mano Ítalo. Tô em casa já. O pior já passou. Estou bem. Gratidão. Abraço.
Italo Margalhaes: E ele (cobrador) agora acabou de falar comigo