O plenário do Senado Federal aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (5), o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que recebem até R$ 5.000 por mês. A proposta já havia passado pela Câmara dos Deputados e agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A medida faz parte de uma promessa de campanha de Lula de aumentar gradualmente a faixa de isenção, que hoje está em R$ 2.259,20. Com a mudança, milhões de brasileiros deixarão de pagar o imposto diretamente na fonte, o que deve gerar alívio financeiro principalmente para trabalhadores assalariados e aposentados.
Segundo o governo, a atualização busca corrigir distorções que se acumularam ao longo dos anos devido à falta de reajuste da tabela do IR conforme a inflação. A equipe econômica afirma que o impacto será compensado com medidas de combate à sonegação e revisão de benefícios fiscais.

Parlamentares da base e da oposição apoiaram a proposta, considerando que a mudança beneficia diretamente a população de renda mais baixa e contribui para estimular o consumo.
A sanção presidencial deve ocorrer nos próximos dias. Se confirmada, a nova faixa de isenção entra em vigor já na próxima declaração, afetando o cálculo do imposto retido na fonte e das declarações do próximo ano.











Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

