O Bradesco voltou a ser alvo de polêmica e também de críticas por parte de alguns clientes. Recentemente, o banco confirmou o encerramento de 342 agências, 1.002 postos de atendimento e 127 unidades de negócio. As medidas ocorreram entre junho de 2024 e junho de 2025.De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o número representa quase 38% de todas as agências bancárias fechadas no Brasil no período, atingindo especialmente cidades que dependiam do atendimento presencial.
A medida resultou em protestos em várias regiões do país, principalmente durante o Dia Nacional de Luta, realizado na última quarta-feira, 19 de novembro, por parte dos sindicatos de bancários.
Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a presidente do sindicato, Neide Rodrigues, destacou o impacto do fechamento: “Essas medidas geram um prejuízo muito grande para a sociedade. Muitos municípios estão com agências fechadas. Enquanto o Bradesco celebra lucros recordes, a realidade para os trabalhadores e clientes é de preocupação”.

Na Bahia, mais de 130 agências fecharam nos últimos cinco anos, forçando moradores a percorrer até 50 km para realizar operações básicas. Um levantamento de entidades sindicais mostra ainda que o Bradesco demitiu 2.466 funcionários entre janeiro e julho, média de 11,74 por dia.Os fechamentos acontecem em meio ao avanço dos serviços digitais. A Febraban explicou que sete em cada 10 transações bancárias foram realizadas por celular em 2023. O Pix liderou com 63,8 bilhões de operações em 2024. Com isso, bancos vêm justificando os fechamentos pela queda na demanda presencial.











Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

