Classificado pela segunda vez consecutiva para a fase preliminar da Copa Conmebol Libertadores, o Bahia já projeta um 2026 ainda mais ambicioso. Apesar da eliminação na fase de grupos da Libertadores, quando ainda tinha chances de avançar, e das quedas nas quartas de final da Copa do Brasil e nos playoffs da Copa Sul-Americana, o Tricolor encerrou a temporada com conquistas importantes e marcas históricas.
Ao longo de 2025, o Esquadrão levantou dois títulos: o Campeonato Baiano, vencido sobre o rival Vitória, e a Copa do Nordeste, conquistada diante do Confiança. No Campeonato Brasileiro, o clube voltou a registrar sua melhor campanha na era dos pontos corridos da Série A, superando o recorde estabelecido na temporada anterior.
Nas últimas duas temporadas, o Bahia concentrou esforços na construção de uma base sólida de elenco e, agora, trabalha com a estratégia de realizar contratações pontuais para qualificar o grupo e repor prováveis saídas. O foco da diretoria segue sendo a contratação de atletas jovens, com potencial de valorização e revenda, sem descartar movimentos mais ousados no mercado, como ocorreu com a chegada de Everton Ribeiro em 2024.

O elenco principal do Bahia se reapresenta na próxima segunda-feira, dia 5 de janeiro, dando início à preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro. Assim como o Vitória, o Tricolor deve utilizar uma equipe alternativa nas primeiras rodadas do Campeonato Baiano, cuja competição tem início marcado para o dia 10 de janeiro.
Paralelamente à preparação em campo, o clube tem adotado uma postura mais cautelosa no mercado da bola, trabalhando com paciência para ajustar entradas, saídas e renovações contratuais antes do início das principais competições da temporada. A primeira janela de transferências de 2026 será aberta no dia 17 de janeiro e permanecerá aberta até 14 de março.
O Bahia estreia oficialmente na temporada pelo Campeonato Baiano no dia 11 de janeiro, às 16h, contra o Jequié, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, utilizando a equipe alternativa. Já o elenco principal será preparado para a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para o dia 28 de janeiro, diante do Corinthians, na Neo Química Arena.
Panorama atualizado das principais movimentações do elenco tricolor neste período de intertemporada, com chegadas, saídas e negociações em andamento visando a temporada 2026.
RENOVAÇÕES
Everton Ribeiro – contrato renovado até dezembro de 2026
Luciano Juba – contrato renovado até o fim de 2029
CHEGADAS
Rodrigo Nestor – adquidido em definitivo junto ao São Paulo
Ronaldo – adquirido em definitivo junto ao Atlético Goianiense
Kike Oliveira – contratação por empréstimo encaminhada junto ao Grêmio
SAÍDAS
Santiago Arias – contrato se encerra no dia 31 de dezembro
Rafael Ratão – vendido ao Shangai Shenhua, da China
André Dhominique – negociado ao Londrina após rescisão contratual
Tiago – negociado ao Orlando City, dos Estados Unidos
NEGOCIAM
Román Gómez – Bahia fez proposta ao Estudiantes de La Plata pela compra do jogador












Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

