Interdições e novos desvios fazem parte das obras de duplicação da via; motoristas devem redobrar a atenção
A partir desta segunda-feira (21), os motoristas que circulam pela região metropolitana de Salvador devem ficar atentos às mudanças no acesso a Simões Filho pela BA-093. As alterações fazem parte da segunda etapa das obras de duplicação da rodovia, executadas pela Concessionária Bahia Norte com autorização da AGERBA.
A principal mudança envolve a interdição da alça de acesso da BR-324 à BA-093, no trecho para quem trafega no sentido Feira de Santana → Salvador e deseja entrar na cidade de Simões Filho. O bloqueio será feito de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, e poderá se estender por até 60 dias. A depender do avanço das obras, a interdição poderá ocorrer também aos sábados.

Rotas alternativas
Durante o período, a alternativa para os condutores que vêm de Feira de Santana ou da região industrial será seguir até o km 604 da BR-324, acessar a via marginal, utilizar o viaduto próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para retornar, e então acessar a BA-093 pelo entroncamento regular.
Para minimizar os transtornos, a Bahia Norte está construindo dois novos retornos provisórios:
Um no km 0, próximo à entrada da BA-093.
Outro no km 2,6, logo após a Avenida Washington Luís, nas imediações do “Sucão”.
Sem impacto no fluxo contrário
Os motoristas que saem de Simões Filho com destino a Salvador ou Feira de Santana não terão o trajeto alterado. Segundo a concessionária, esse fluxo permanece inalterado, e todas as intervenções estão concentradas nos acessos ao município.
Sinalização reforçada e apelo à paciência
A Bahia Norte informou que haverá reforço na sinalização, com placas visíveis tanto de dia quanto à noite, além de presença de equipes de apoio para orientar os motoristas. A concessionária também orienta a redução da velocidade no trecho em obras e reforça o pedido por atenção redobrada e paciência por parte dos condutores.
As obras de duplicação da BA-093 fazem parte de um plano de melhoria viária para facilitar o acesso aos polos logísticos e industriais da região, além de aumentar a segurança e reduzir o tempo de deslocamento entre Simões Filho e os demais municípios da Região Metropolitana.