Na manhã desta terça-feira (8), um ataque na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, localizada no centro da cidade de Estação, no norte do Rio Grande do Sul, resultou na morte de uma criança e deixou outras três pessoas feridas. Estação é um município com cerca de 6 mil moradores.
De acordo com o prefeito Geverson Zimmerman, o agressor é um adolescente de 16 anos que entrou na escola alegando que queria entregar um currículo. Ele atacou três alunos e uma professora com uma faca. A escola atende 152 estudantes.
A vítima fatal foi o menino Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, aluno do 3º ano do ensino fundamental. Ele sofreu ferimentos graves na região do tórax.
Duas meninas de 8 anos também ficaram feridas e foram levadas para o Hospital São Roque, em Getúlio Vargas. Já a professora, de 34 anos, que tentou impedir o ataque, foi atingida pelo agressor e encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. Apesar dos ferimentos, nenhuma das três corre risco de vida.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito relatou que o jovem entrou na escola portando uma faca e jogou bombinhas no chão para assustar os alunos. Em seguida, ele invadiu uma sala e feriu gravemente uma criança, além de causar lesões leves na cabeça de outras duas.
Após o ocorrido, houve pânico na frente da escola. O agressor foi contido por pessoas que estavam no local e apreendido logo depois. Ele está sendo ouvido pela Polícia Civil. O jovem mora na cidade, não possui antecedentes criminais e teria estudado na escola na infância.
A Polícia Civil informou que as motivações do ataque ainda não foram esclarecidas, mas, conforme informações iniciais, o adolescente estava em tratamento psiquiátrico há mais de um ano.
“As causas do crime ainda estão sendo investigadas e devem ser esclarecidas em breve”, declarou a Polícia.
Em resposta ao ataque, a prefeitura de Estação suspendeu por tempo indeterminado as aulas em todas as escolas da rede municipal. Familiares dos estudantes se concentram em frente à escola, em busca de informações e prestando solidariedade à comunidade escolar.