“Nós vamos para uma disputa difícil, uma eleição duríssima. Não podemos negligenciar a força do adversário”, disparou.
Coordenador do plano estratégico do governo estadual, Jonas disse que o PT precisa fechar fileiras em torno do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, porque o projeto nacional do partido — segundo ele — passa obrigatoriamente pela hegemonia eleitoral da Bahia.

“A geração pós-Lula passa pela afirmação da liderança de Jerônimo”, declarou.
Ao comparar cenários regionais, Jonas lembrou que o Nordeste garantiu 11 milhões de votos de frente para Lula em 2022, sendo 4 milhões apenas na Bahia — estado que acabou se tornando o centro de gravidade da vitória petista. Já no Sul e no Sudeste, Bolsonaro dominou e manteve força — um quadro que, segundo Jonas, não mudou. Por isso, ele disparou a frase mais forte da entrevista: “O B de Brasil vai ser decidido no B da Bahia.”
Com isso, Jonas admite nos bastidores o que muitos petistas não gostam de dizer publicamente: se o PT reduzir seu eleitorado na Bahia, Lula e o grupo político que governa o estado desde 2007, ficam fragilizados nacionalmente.
Jonas também elevou o tom ao citar interferência internacional e o poder das plataformas digitais nas próximas eleições.
“Vamos ter que enfrentar as big techs e os interesses americanos. Não podemos subestimar as intervenções externas no processo brasileiro.”











Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

