O jornalista Chico Pinheiro denunciou em suas redes sociais, neste domingo (21), que agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo teriam usado viaturas e motos em alta velocidade contra os participantes do ato realizado na Avenida Paulista, que reuniu milhares de pessoas em protesto contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.
De acordo com o jornalista, os veículos da GCM avançaram em meio à multidão, colocando em risco a segurança dos manifestantes.

“Estão jogando os carros e motos para tentar causar tumulto e tirar o brilho dessa festa democrática”, disse Chico Pinheiro em vídeo divulgado em seu perfil.
Além da movimentação com carros e motos, também houve relatos de uso de spray de pimenta contra os participantes, apesar de as ruas laterais estarem liberadas para a circulação de veículos.
O ato foi marcado por discursos e cartazes em defesa da democracia e contra medidas que, segundo os organizadores, buscam enfraquecer a responsabilização de políticos e agentes públicos envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Até o momento, a Prefeitura de São Paulo e a GCM não emitiram nota oficial sobre as denúncias.
📹 O vídeo da fala de Chico Pinheiro pode ser conferido em nosso Instagram (@upnoticiaspontonet).
clique abaixo
Assistir Reels no Instagram