
Cinco testemunhas de acusação foram ouvidas, nesta segunda-feira (16), em Salvador, durante a primeira audiência do assassinato de Paulo Daniel Pereira e Matusalém Silva Muniz.
A sessão aconteceu sete meses depois do desaparecimento dos jovens, que saíram de casa para trabalhar como diaristas em um ferro-velho no bairro de Pirajá, também na capital baiana, e não voltaram mais. Apesar dos corpos ainda não terem sido encontrados, eles são dados como mortos pela Polícia Civil (PC).
O empresário Marcelo Batista da Silva, dono do ferro-velho, é suspeito de ser o mandante do crime, e o soldado da Polícia Militar (PM) Josué Xavier, é investigado por envolvimento nas mortes.
Os dois estavam presentes na audiência, que foi realizada no Fórum Criminal de Salvador, localizado no bairro de Sussuarana. A sessão durou cerca de quatro horas. Depois dos depoimentos, os suspeitos deixaram o local.
Novas audiências devem acontecer em breve, para que os demais envolvidos sejam ouvidos.
Relembre o caso
Os jovens desapareceram no dia 4 de novembro de 2024. Logo depois, policiais e bombeiros militares fizeram buscas no ferro-velho onde eles trabalhavam e também em locais próximos, mas eles não foram encontrados.
No dia 27 de março deste ano, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o empresário e o soldado da Polícia Militar Josué Xavier Pereira pelos homicídios dos jovens.

Segundo o órgão, os crimes foram cometidos por motivo torpe, meio cruel, com recursos que dificultaram as defesas das vítimas e ocultação dos cadáveres.
Em 31 de março, a Justiça da Bahia acatou a denúncia do MP-BA, tornando réus Marcelo e Josué.
Marcelo estava foragido, mas se apresentou à Justiça na semana passada e recebeu liberdade provisória, com medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno e proibição de sair da cidade.













Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

