Capacitação ocorre na fábrica da CAF em Hortolândia e prepara antigos maquinistas do Trem do Subúrbio para operação do novo sistema.
A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) iniciou nesta semana a formação técnica dos condutores que irão operar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, na fábrica da CAF em Hortolândia, São Paulo.
O treinamento tem como objetivo habilitar operadores do antigo Trem do Subúrbio para atuar no novo modal, abordando sistemas e tecnologias específicos do VLT.
A capacitação soma 32 horas, com conteúdos sobre as características do veículo, localização de equipamentos, descrição dos sistemas, condução em diferentes cenários e procedimentos operacionais em situações degradadas.

Durante o curso, os profissionais têm contato direto com uma unidade do VLT em fase de testes, o que permite a familiarização prática com o material rodante.
“Agora é um material totalmente novo e a expectativa é desenvolver bem os trabalhos”, afirmou Edmundo Valeriano, profissional da CTB. “É um novo sistema que vamos alcançar. Um novo desafio, considerando o tempo de serviço que já tenho”, disse José Carlos, também da CTB.A previsão é que o primeiro VLT chegue a Salvador na primeira semana de dezembro, marcando mais uma etapa do processo de transição operacional.

As unidades foram fabricadas originalmente para a prefeitura de Cuiabá como parte do projeto para a Copa do Mundo da Fifa de 2014, mas governos seguintes decidiram abandonar o VLT em favor de um corredor de ônibus.












Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

