Senadores da oposição, que desde o início da semana mantêm uma ocupação no plenário do Senado e, com isso, impedem a realização de sessões deliberativas, anunciaram nesta quinta-feira (7) que alcançaram o número de 41 assinaturas em apoio à abertura de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo os parlamentares, a última adesão foi confirmada nesta manhã, com o apoio do senador Laércio Oliveira (PP-SE). Com o número mínimo necessário para dar andamento à proposta, os oposicionistas querem aumentar a pressão sobre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que aceite e inicie a análise de um dos 30 pedidos de impeachment já apresentados contra o magistrado.
O presidente do Senado, entretanto, resiste a pautar os pedidos de impeachment tanto do ministro Alexandre de Moraes quanto de outros que são alvos de dezenas de requerimentos. A negativa de Alcolumbre à demanda da oposição foi confirmada por senadores que participaram de reunião de líderes na residência oficial do Senado, na tarde desta quarta (6).