Após três anos fora do calendário da elite do futebol baiano, o Estádio de Pituaçu está confirmado como palco de partidas do Campeonato Baiano de 2026. A retomada, no entanto, ocorre de forma parcial. Por enquanto, os jogos previstos no equipamento esportivo serão realizados sem a presença de torcedores, em razão da ausência do alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura de Salvador. A informação foi apurada pelo Bahia Notícias junto à Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), responsável pela administração do estádio. Segundo o órgão, apesar de avanços institucionais para a reabertura, a liberação municipal ainda não foi concedida, o que inviabiliza a entrada de público nas partidas.

O retorno de Pituaçu ao cenário esportivo foi viabilizado a partir de um acordo firmado entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O entendimento, mediado pelo Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor), estabeleceu as bases para a reabertura gradual do estádio, inclusive para jogos com torcedores. Do ponto de vista do acordo celebrado entre MP-BA e Setre, não há impedimentos para a liberação do público. No entanto, conforme apurado pela reportagem, a Sudesb segue aguardando o alvará da Prefeitura, documento indispensável para autorizar o funcionamento do estádio em eventos com presença de espectadores.
Durante o Campeonato Baiano, Galícia e Jacuipense serão as únicas equipes a utilizar Pituaçu como mando de campo. Os dois clubes, inclusive, se enfrentam no estádio no dia 24, às 16h, pela terceira rodada da fase inicial, em partida com mando do Jacuipense. Antes disso, Pituaçu receberá dois jogos válidos pela segunda rodada do Baianão. Na terça-feira (13), às 19h15, Jacuipense e Vitória se enfrentam no local. Já na quarta-feira (14), às 17h, o Galícia será o mandante no confronto diante da Juazeirense.
Caso o alvará municipal seja concedido, o estádio poderá receber até 18 mil torcedores, conforme estabelece a Lei Geral do Esporte.












Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

