A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta segunda-feira (13), o árbitro principal para o clássico BA-VI, que acontece na quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O escolhido pela Comissão de Arbitragem foi o gaúcho Anderson Daronco, decisão que rapidamente gerou repercussão e críticas nas redes sociais, especialmente entre torcedores do Bahia.
Daronco volta a comandar um BA-VI após quase dez anos. A última atuação do juiz em um clássico baiano foi em 2016, no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, que terminou 1 a 0 para o Esquadrão.

Na ocasião, torcedores e dirigentes tricolores reclamaram de um pênalti não marcado a favor do Bahia, lance que poderia ter alterado o resultado da decisão, vencida pelo Leão por 2 a 0 no jogo de volta.
Nas redes sociais, os torcedores do Tricolor de Aço não esconderam a insatisfação com a escolha de Daronco: “Bahia, inacreditável você aceitar isso. Esse cara simplesmente deu um título estadual de mãos beijadas ao vice”, escreveu um usuário no X (antigo Twitter).
“Assaltou o Bahia no Barradão naquele jogo de 2016. Não deveria apitar partida do Bahia mais nunca”, completou outro torcedor.
O árbitro responsável pelo clássico do primeiro turno deste Brasileirão foi Ramon Abatti Abel, que apitou o duelo na Arena Fonte Nova, pela 9ª rodada. O Vitória chega para o confronto na 17ª colocação, com 25 pontos, enquanto o Bahia ocupa o sexto lugar, com 43 pontos.


