Penélope era identificada como integrante da facção Comando Vermelho (CV) em áreas da Zona Norte do Rio de Janeiro, especialmente nos complexos do Complexo do Alemão e da Complexo da Penha.
Era conhecida por apelidos como “Japinha do CV” e “Musa do Crime”.
Tinha participação ativa: segundo investigações, atuava em “linha de frente” da facção, protegendo rotas de fuga, defendendo pontos de venda de drogas e vestindo roupas camufladas e colete tático.
Durante uma megaoperação policial realizada no dia 28 de outubro de 2025, seu corpo foi identificado entre os mortos. Ela teria sido atingida por um disparo de fuzil no rosto enquanto resistia à abordagem.
Veja o vídeo que circula nas redes sociais mostrando Penélope












Catuense, pai, Advogado, Professor, Jornalista, Radialista, Gestor de futebol, Escritor e Empresário; Coordenador Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Catu; Professor de Educação Básica do Município de Itanagra; Membro da Academia Internacional de Literatura; Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores. Com formação em: Telecomunicações; Processo Petroquímico; Teologia; Matemática; Direito; e Ciências Biológicas; Mestre Em Comunicação e Jornalismo; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Especialista em Direito Administrativo; Especialista em Criminologia; Especialista em Educação Basica; Especialista no Ensino de Matematica e Biologia; Especialista em Coordenação e Gestão Educacional; Graduando em Farmácia; Licenciando em Ciências da Computação e Informática; Licenciando em Física.

